sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A Associação deve ser imparcial?



Recentemente a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) disparou em seu mailling e impressos o anúncio ao lado, falando da certificação ABED & EDEXCEL do Grupo Pearson.

Durante o 15º CIAED – Congresso Internacional de Educação a Distância, houve grande divergência sobre a ABED estar associando sua marca a uma empresa fornecedora de soluções para EaD (Pearson) privada com fins lucrativos, uma empresa associada como qualquer outra instituição da mantenedora da ABED. Desta forma, privilegiando uma empresa privada, em descrédito a todas as demais mantenedoras da instituição, que não foram chamadas para participar do processo de certificação.
Durante as discussões na Assembleia Geral da ABED em Fortaleza-CE, a maioria não concordou com o processo de certificação, por acreditarem que a ABED tem condições de efetuar a certificação sem o envolvimento de outras empresas, mantendo desta forma a imparcialidade da associação, não dando preferências para empresa X ou Y.

Alguns indagaram que o mais correto seria fazer um processo de certificação sem o envolvimento de fatores externos, solicitando a todos os mantenedores da empresa, que enviem representantes para que se faça um comitê de certificação da ABED, de forma a valorizar os profissionais, empresas e universidades do Brasil (a empresa Pearson possui capital estrangeiro).

Alguns diretores da instituição reclamaram também que não foram ouvidos no processo desta parceria. Durante o processo de votação, a assembleia geral (soberana nos processos decisórios da instituição) votou em sua maioria para paralisar o processo e voltar à discussão para os diretores da instituição avaliar melhor o processo de certificação com a empresa privada.

Este post é para tornarmos esta discussão mais pública e aberta. Queremos ouvir de cada um de vocês às opiniões sobre o processo de certificação da ABED em parceria com uma única empresa privada.

Para vocês, empresas fornecedoras de soluções para EaD:

  • Concordam ou discordam em ver uma empresa com fins lucrativos e, concorrente ao seu negócio em ter preferência e aval da ABED para efetuar uma certificação dos professores e gestores de sua empresa?
  • Você ficaria satisfeito em ver um concorrente seu, certificar ou não seus funcionários?
  • Acreditam que a ABED deveria realizar a certificação com imparcialidade?
  • Acredita que em eventuais processos licitatórios, a empresa privada Pearson poderia ser beneficiada em detrimento a demais empresas concorrentes por ser uma parceira exclusiva da ABED neste processo de certificação?

Para vocês, instituições de ensino superior e ensino técnico:

  • Você acredita que sua universidade ou faculdade, não teria competência necessária para ser ela a escolhida no processo de certificação em parceria da ABED?
  • Acredita ou não que a ABED, por ser uma associação e envolver várias instituições mantenedoras, deva permanecer imparcial?
  • Concorda ou não, que o Brasil possui vários profissionais, pesquisadores, empresas, universidades e faculdades competentes e com conhecimentos maiores, que podem contribuir com a certificação de forma imparcial? Sem a preferência de uma ou de outra?
  • Acredita ou não haver um descrédito do capital humano e das instituições brasileiras em valorizar mais uma empresa de capital estrangeiro?

Para você profissional e gestor de EaD:

  • Acredita que o mercado vai valorizar mais a certificação ou o diploma de pós-graduação em EaD que possui?
  • Você profissional ou gestor, se sentiria incomodado em ver uma empresa concorrente ao seu negócio ou à sua instituição (seja ela fornecedora ou universidade) em avaliá-lo? Poderia haver conflito de interesse?
  • Acredita que se o processo fosse dirigido apenas pela ABED, o valor investido na certificação seria menor?

Enfim, este é um post para um debate democrático para os dois lados (os que não concordam ou os que concordam). Iremos encaminhar os debates daqui aos diretores da ABED, que se reunirão para discutir novamente o assunto na sexta-feira 09/10/2009 em São Paulo-SP.

Qual sua opinião sobre o assunto?

No final de seu post, colocar nome e instituição...




18 comentários:

Jurandir Rafael disse...

Acredito que muitos fatores negativos envolvem esta certificação, em primeiro lugar trata-se de algo que não foi discutido abertamente com a comunidade ligada à EaD. Eu particularmente não me sentiria confortável tendo minha qualidade analisada desta forma, certamente a recíproca seria verdadeira. Certificação deve haver, com certeza, mas unicamente pela ABED e aplicada por uma equipe de profissionais representada pelos mundos acadêmico e corporativo. A EaD no Brasil possui muita gente boa, capacitada, desenvolvendo projetos fantásticos, não necessitamos deste “colonialismo” de uma empresa estrangeira para avaliar nossa qualidade.
Tenho confiança que a ABED irá reparar este erro, afinal como diz o velho ditado: errar é humano, persistir no erro é burrice.

Jurandir Rafael - Gerente de Produção em EaD

Tomás - SEO da webAula disse...

A ABED é uma associação científica sem fins lucrativos e sua reputação é resultado dos nossos esforços conjuntos em credibilizarmos e participarmos de suas ações. Ver a ABED se curvando diante de uma empresa corporativa com fins lucrativos que usará da certificação de profissionais EAD um mote para formação de um mercado imenso com o objetivo de geração de caixa (afinal são R$ 1.500,00 por participante renováveis de 5 em 5 anos...), não dá! É achar que o mercado nacional é muito ingênuo! Essa certificação de gestores EAD é apenas o início. Depois tem a certificação de tutores, de designers instrucionais, de ilustradores, etc. Será um super mercado em formação e uma clientela garantida. Fiquei sabendo que algumas pessoas já montaram escolas de formação desses profissionais para ajudar a obter a certificação. Já é o mercado indireto se movimentando.... Nada contra a ABED realizar esta certificação, mas penso que deveria ser livre de qualquer interesse particular e com taxas que paguem apenas os custos, algo acessível a todos. Também me pergunto se o mercado precisa desse tipo de certificação, afinal logo logo teremos especializações e MBA´s para o segmento EAD nas universidades de renome o que certamente terá muito mais crédito.
Acho este debate democrático e adoraria ver mais opiniões postadas.

Marcos Resende - diretor da webAula S/A

Carlos Rodrigo Lehn / Biólogo disse...

Decisões que afetam uma ampla gama de profissionais devem sempre ser precedidas de debates extensos e que podem levar a um consenso. Promover a certificação é muito importante, porém todo processo que que possui esta finalidade deve ter como condição sine qua non a neutralidade, o que infelizmente, em meu ponto de vista, não consigo observar da maneira como o processo está sendo implantado. Se a principal finalidade do certificado é conferir ao outorgado o reconhecimento, pela comunidade de profissionais brasileiros de educação a distância, da demonstração de aptidão para executar satisfatoriamente atividades como gestor em programas de educação a distância, tenho certeza que a ABED possui amplas condições de fazê-lo sem que seja necessário o envolvimento de qualquer empresa corporativa e com fins lucrativos.

Carlos Rodrigo Lehn, Tutor EaD

Prof. Enderson Lara disse...

Olá,

A ABED como entidade que possui como objetivo contribuir para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância em nosso país, não pode colaborar e muito menos favorecer uma empresa específica.

Enquanto profissional especialista em educação a distância, tenho receio de como ocorrerá esse processo (como estarei sendo avaliado? Com parcialidade ou imparcialidade?).

Acredito que a ABED deve sim buscar parâmetros que possam garantir a certificação e qualidade na modalidade em todos os âmbitos, no entanto, sendo ela a única no fornecimento desta certificação ou com o envolvimento de todos os seus mantenedores (criação de uma comissão).


Enderson Lara,
Especialista em Educação a Distância
Tutor e coordenador Pedagógico em EaD

♥ Jê ♥ disse...

Sou tutora em uma instituição de EaD e não gostaria que a empresa onde eu trabalho fosse certificada por outra que possa vir a ter interesses nessa certificação. Acredito que a ABED poderia criar um departamento para o fim de certificações, contando com profissionais capacitados e imparciais. Outra possibilidade também seria fazer parceria com uma empresa que seja apenas de consultoria e certificações, não sendo “concorrente” das empresas que estaria avaliando. Esse debate é muito válido e espero que a ABED faça alguns ajustes nessa parte de certificações, buscando uma maior imparcialidade por parte de quem avaliará nossas empresas.

Jeana Escher - Tutora EaD

teclogos disse...

Bem, avaliação é algo que todo mundo considera parte importante no processo educacional. Acho que a idéia de certificação em si não é ruim, mas deve seguir as regras de fazem parte de qualquer avaliação decente como: transparência, indicadores de desempenho claros, imparcialidade e impessoalidade. Isso é essencial para criar uma certificação com credibilidade. Se conseguirem fazer isso têm o meu apoio.

João Mattar disse...

Caros, fiz uma longa reflexão sobre tudo isso e postei no meu blog. Confesso que fiquei muito chateado com tudo o que aconteceu, pois tenho participado ativamente das atividades da ABED e sou inclusive autor da Pearson. Mas realizei minha reflexão procurando ser o mais imparcial possível, e também tentando não levar a discussão para o lado pessoal. Se eu consegui isso, já fico muito feliz.
http://blog.joaomattar.com/2009/10/03/certificadao-abededexcelpearson/
João Mattar - Universidade Anhembi Morumbi

João Mattar disse...

Link correto:
http://blog.joaomattar.com/2009/10/03/certificacao-abededexcelpearson/

Troca de saberes disse...

Vou dar a minha opinião como profissional, gestora e associada da ABED. Em primeiro lugar, não concordo com essa certificação e muito menos com a ABED em realizar parceria com instituições de fins lucrativos. Sou especialista em EAD pela Universidade Católica de Brasíl, atualmente faço outra pós na área - Planejamento, Implementação e Gestão da EAD e coordeno um Núcleo de EAD de uma instituição privada. Quer dizer que para eu ser reconhecida no mercado de trabalho devo desembolsar R$ 1.500,00 para passar por este processo de certificação? E todos os investimentos que já realizei ao longo da minha carreira? Acredito que não seja este o caminho. É preciso reavaliar o propósito dessa certificação.

Fernanda Pagani
Especialista em EAD

Alisson Daniel disse...

Acredito que a certificação deve ocorrer após uma grande discussão com todas as entidades que trabalham com educação/ensino a distância, sendo assim, a certificação será encarada como um processo natural de aperfeiçoamento das empresas. Faço um curso de pós-graduação a distância, portanto pesquiso muito sobre educação/ensino a distância. Vamos discutir e amadurecer melhor este assunto, beneficiando assim, todas as instituições que trabalham com educação/ensino a distância.

cleber disse...

Se não é democrático, não serve, não tem nem o que comentar!!!

André disse...

A ABED deve ser imparcial? Sim! Algumas empresas já começam a se posicionar sobre o assunto oficialmente, enquanto isso o caso voltando para a diretoria, esperamos que não tenhamos mais uma empresa privada "contaminando" nossa Associação, e que ela sempre permaneça neutra nestes aspectos, principalmente quando envolva o mercado corporativo.

Josué disse...

Uma entidade que essencialmente é imparcial, jamais deveria realizar uma iniciativa como esta, nestes parâmetros. As empresas de EaD devem moralmente lutar para que a ABED, associação de todos os envolvidos com EaD, mantenha sua lisura e postura ética com o mercado. Integridade já!

Carlos Eduardo Gomes Figueiredo disse...

Acredito que o envolvimento da ABED com uma empresa privada e que atua no setor poderá comprometer o desenvolvimento da certificação de entidades que aplicam a EAD no Brasil.

Em primeiro lugar vislumbro a ausência e afronta ao princípio basilar constitucional da igualdade, sendo que a participação não pode ser um processo reservado, mas aberto a todos os interessados, sendo que estamos num Estado Democrático de Direito.

Como se não bastasse, ainda identificamos o confronto com o princípio da livre concorrência, sendo que todo o processo no qual a EaD (Pearson) estiver envolvida, a mesma não poderá certificar, sob pena de possuir privilégios no processo.

Lembramos ainda, que a certificação deve ser um processo transparente, democrático e que configure a sua devida seriedade, sob pena de macular todo o seu desencadear e como conseqüência cair no descrédito.


Carlos Eduardo Gomes Figueiredo
Advogado e Tutor EAD.

Renata Bonotto disse...

Sobre as perguntas feitas:
- Acredita que o mercado vai valorizar mais a certificação ou o diploma de pós-graduação em EaD que possui?
Resposta: A lógica do mercado parece ser quanto mais melhor, então, SIM, acredito que o mercado dará valor à certificação e isso, a grosso modo, significaria quem tem um diploma de pós + certificação tem "dois pontos". Quem tem só a pós, "um ponto" e quem tem só a certificação, "um ponto". Agora, a questão é uma certificação deve ter o mesmo (ou mais) peso que um título de especialista conquistado após 12 ou 18 meses de estudos e pesquisas? O meu receio é que essa certificação ainda venha a ter mais peso que uma (ou várias) titulação acadêmica.

Outra questão, no início do ano várias instituições públicas tiveram concurso para a quem tinha experiência na área de EAD, na prova de títulos de uma das que consultei, valia ponto inclusive os anos de participação como membro de entidade de classe. Assim, daí para incluírem nesse tipo de processo também pontuação para a certificação da ABED não vejo muita distância.

Renata Costa de Sá Bonotto
Professora de Inglês - Blue Sky Idiomas
Mestre em Lingüística Aplicada
Pesquisadora do Núcleo de Educação a Distância (IL/UFRGS)
Professora Formadora (Bolsista) da REGESD (Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância)

Renata Bonotto disse...

Você profissional se sentiria incomodado em ver uma empresa concorrente ao seu negócio ou à sua instituição (seja ela fornecedora ou universidade) em avaliá-lo? Poderia haver conflito de interesse?
Resposta: TOTALMENTE! Para que o processo seja imparcial a instituição certificadora não poderia de qualquer forma ser prestadora de serviços na minha área de atuação - que é exatamente o caso da Pearson, que inclusive já está fazendo propaganda massiva de sua atuação como agência certificadora em EAD. Temos que abrir o olho aqui pois, com o know-how, a Pearson poderia inclusive estabelecer uma certificação do gênero independente e fora do Brasil. É o mundo de negócios e não podemos ser ingênuos.

Acredita que se o processo fosse dirigido apenas pela ABED, o valor investido na certificação seria menor?
Resposta: Parece lógico que se não há um outra instituição envolvida os custos diminuam. Na lista EAD-BR no Google fiz uma comparação com os custos da certificação de gestores realizada pela ANBID (Associação Nacional de Bancos de Investimentos - detalhe: a certificação não está atrelada a qualquer outra organização)que custa R$800,00 (a certificação da ABED - R$1.500,00). Ainda sobre a certificação da ANBID, ela foi aplicada em larga escala e as grandes empresas pagaram os cursos, provas e renovação das certificações dos seus funcionários. E a certificação da ABED, quem paga? Não é cada profissional? Outra comparação para pensar, quanto custa uma pós? Até onde sei, o valor de uma pós em EAD pode estar entre R$3.000 e 6.000.

Sobre o processo ser dirigido somente pela ABED a minha dúvida é: o que está sendo certificado? Pelo que comecei a entender sobre certificação (alguns posts no blog do João Mattar), no mercado, a certificação serve para atestar competências e experiência em uma determinada metodologia, enfoque ou produto (não para dizer se um gestor é bom ou ruim)e ainda para atestar que um funcionário/empresa está atualizado. Pergunto: há um modelo de gestão amplamente divulgado e aceito no Brasil? Qual modelo será utilizado pela ABED para fazer a certificação? Essas questões estão sem resposta. Tem muitas coisas na EAD que ainda estão em processo de elaboração - há muitos modelos de gestão; os sistemas de tutoria mudam de instituição para instituição; quem é o tutor e quem é o professor(?); tem agora também o Instructional Designer - quem é esse novo ator na EAD. Bem, a certificação, nesse primeiro momento é para gestores mas, a idéia é expandir para outras áreas também. No entanto, como certificar quando não há clareza sobre e padrão diante de todas essas questões???

Por todas as informações que consegui agregar, não me parece que a certificação seja algo bom para os profissionais de EAD nesse momento e da forma como está sendo proposta pela ABED, nem mesmo se o nome da Edexcel/Pearson for retirada do processo.

Agora, espero MESMO que o assunto seja debatido por mais pessoas. A reunião da ABED com a diretoria será na sexta, dia 9, e tendo em vista a quantidade de profissionais de EAD que devem atuar no Brasil, pouquíssimas pessoas se manifestaram. Tenho curiosidade sobre o posicionamento de quem já se inscreveu para fazer a certificação com todos esses fatos vindo à tona.

Renata Costa de Sá Bonotto

Educação Livre disse...

Juliana Martins - Pessoal venho acompanhando o processo de discussão em fóruns e grupos sobre EAD. Hoje minha empresa é mantenedora da ABED, pelo segundo ano seguido e realmente não entendi até o presente momento por que não fazer uso das suas habilidades e dos seus associados de uma forma em geral para debater a questão de certificação.
Em um primeiro momento, para quem conhece o processo de certificação, assim como a validade do mesmo no mercado principalmente de trabalho, logo pensa: R$1.500,00 não é um investimento alto. Mas ao se deparar com informações que não foram tão claras como a instituição responsável pela certificação e o real papel da certificação como validadora do contexto EAD se faz necessário rever e consultar sim seus associados.
Eu proponho a ABED que como já realizou o seminário 100% EAD, que a mesma faça reuniões com seus associados também de forma 100% EAD (valorizando nossa luta) e que ali sejam expostas todas as possibilidades para validar e principalmente para credibilizar este processo que poderá ser de suma importância para todos nós, ou não.

Juliana Martins - Educação Livre
www.educacaolivre.com.br

Ricardo Nantes disse...

Prezados Amigos

Conforme Informativo Digital No. 377 da ABED, venho por meio deste parabenizar todos os diretores da ABED por esta sábia decisão.

Acredito que a mesma tenha vindo do amarudecimento de ideias, que é consolidada graças às discussões democráticas e respeito às diferenças, que vêm de encontro a visão progressista da educação brasileira.

Abraços a todos

Atenciosamente,

Ricardo F. Nantes
Presidente Portal Educação

-------------------------------

INFORMATIVO DIGITAL 377 - ABED

RESOLUÇÕES DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
DA DIRETORIA DA ABED


Em cumprimento à determinação da Assembléia Geral Ordinária realizada em Fortaleza, no dia 29 de setembro 2009, a Diretoria da ABED aprovou, por unanimidade, as seguintes resoluções na Reunião Extraordinária, que aconteceu nesta sexta-feira (09), das 10h às 14h:


1) Dar continuidade ao processo do Programa de Certificação de Profissionais de EAD liderado pela ABED (Certificação ABED para Gestor de Programas de Educação Flexível e a Distância).

2) Prorrogar as datas anunciadas para aplicação do exame para uma data posterior, em 2010.

3) Redefinir o Grupo de Trabalho do Programa de Certificação ABED.

4) Suspender as propostas de parcerias para o Programa de Certificação de Profissionais de EAD.

São Paulo, 09 de Outubro de 2009